terça-feira, fevereiro 27, 2007

8 de Março - Dia Internacional da Mulher


Em 1910, durante uma conferência internacional de mulheres realizada em Copenhague, na Dinamarca surgiu a ideia de se criar um dia dedicado à Mulher - o Dia Inernacional da Mulher. A proposta de homenagear, a nível mundial, os movimentos feministas foi aceite por unanimidade pelas mais de 100 mulheres de 17 países que participavam do evento. Na época, as principais lutas travadas eram relativas ao sufrágio universal e a melhores condições de trabalho.
No entanto, quase no terminus da conferência, nenhuma data tinha sido fixada para celebrar o dia da mulher.
Uma das datas propostas foi o dia 8 de Março, em homenagem às 130 mulheres que, em 1857 morreram numa fábrica de tecidos na cidade de Nova Iorque.
As operárias dessa mesma fábrica, haviam ocupado a fábrica, reivindicando melhores condições de trabalho (tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas - as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário -, equiparação de salários com os homens - as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho).
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 operárias morreram carbonizadas, num acto de total falta de humanidade.
A data ficaria marcada para sempre, como a primeira luta feminista pela igualdade de direitos laboriais, com final trágico.
No entanto, no final da conferência de 1910, nenhuma data ficou devidamente definida e em 1911, a Áustria, a Dinamarca, a Alemanha e a Suíça celebraram o dia da Mulher, no dia 19 de Março, enquanto que os movimentos feministas dos EUA homenageavam a mulher no último domingo de Fevereiro.
O marco do "Dia Internacional da Mulher" no dia 08 de Março aconteceu em 1917, ano em que a Rússia viveu a revolução bolchevique e saiu oficialmente da 1ª Guerra Mundial. Neste ano, em que o país estava destroçado e tinha pelo menos dois milhões de soldados mortos na guerra, as mulheres novamente optaram por celebrar seu dia, no último domingo de Fevereiro, e aproveitaram para protestar pelo direito de voto e pela paz (o que conseguiram).
A vitória do movimento feminista na Rússia ficou marcada na História e passou a ser referência no mundo inteiro. O dia em questão foi o dia 23 de Fevereiro. Na época, a Rússia usava um calendário diferente do ocidental, que vivia neste dia o seu 8 de Março! Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade actual.
A luta continua para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, horários de trabalho excessivos e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para conquistar!

Sem comentários: