segunda-feira, janeiro 14, 2008

As maiores bandas de todos os tempos: Led Zeppelin

Os Led Zeppelin , banda britânica, formaram-se em 1968, e gravaram o seu primeiro álbum, em 1969. O álbum tem o mesmo nome da banda, e contém a fantástica “Dazed and Confused”. Seguiram-se "Led Zeppelin II", e "Led Zeppelin III". Mas foi com o seu quarto álbum de originais ( normalmente apelidado de "o do Velho", ou de quarto , já que o nome são quatro símbolos) que garantiram o seu lugar na história, principalmente devido à “Black dog” e à “Stairway to heaven”. Esta banda rock gravou nove álbuns de originais de 69 a 82, onde explorou e abriu muitos caminhos, principalmente na fusão entre o blues e o rock. Terminou a banda no momento em que o seu baterista (John Bohnham) morreu em coma alcoólico na casa de Jimmy Page (guitarrista), apesar de dois anos mais tarde ter saído o "CODA". Ficam ainda algumas curiosidades sobre a banda. Para a gravação do "Led Zeppelin III" a banda exilou-se no interior do país de Gales, numa cabana sem luz nem água. Ainda o facto de eles não gostarem muito de entrevistas por preferirem o contacto com o público em concerto.
Em ocasiões especiais Jimmy Page, Robert Plant e Jonh Paul Jones ainda se reúnem para concertos, normalmente com Jason Bonham (filho do baterista original) na bateria. Os grandiosos ícones do Rock & Roll voltaram ao ataque com mais um best of, “Mothership”, e para mim está completíssimo, tendo todos os meus temas preferidos.
Quem não conhece devia conhecer, quem não gosta devia ouvir com mais atenção, pois esta é uma das maiores bandas de todos os tempos.
Sobre os vídeos aconselho tudo, desde a "Moby Dick" dividida em duas partes que contém o Jonh Bonham no seu melhor, todas as que referi acima, as que não referi, uma raríssima entrevista, um clip alternativo à "Immigrant song", e ainda a "Stairway to heaven" que visualmente apenas mostra literalmente a escada para o céu.

3 comentários:

Augusto disse...

Para mim, são mesmo os maiores!

Ariadne disse...

São uma das maiores e, principalmente, das MELHORES bandas de sempre, sem dúvida...

Mal disse...

Muito bom sem dúvida,dia 18 deu um grande concerto deles á noite no canal 2.Adorei :)) alías durante todo este mês ás 6fs, têm dado sempre concertos óptimos...amy winehouse;oscar peterson; Led zepellin claro e deep purple.