INÍCIO: Em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres, propôs às Nações Unidas que se comemorasse um dia dedicado a todas as crianças do Mundo.
Os Estados Membros das Nações Unidas, - ONU - reconhecendo que as crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social, necessitam de cuidados e atenções especiais, precisam de ser compreendidas, preparadas e educadas de modo a terem possibilidades de usufruir de um futuro condigno e risonho, propuseram o Dia 1 de Junho, como Dia Mundial da Criança.
MOTIVO: Após a 2ª Grande Guerra Mundial, as crianças de todo o Mundo enfrentavam grandes dificuldades, a alimentação era deficiente, os cuidados médicos eram escassos. Os pais não tinham dinheiro, viviam com muitas dificuldades, retiravam os filhos da Escola e punham-nos a trabalhar de sol a sol. Mais de metade das crianças Europeias não sabia ler nem escrever e vivia sem as merecidas condições de vida.
Todas as crinaças têm direitos! Todas merecem ser crianças e ter os seus direitos salvaguardados! Com esta finalidade surgiu a Convenção sobre os Direitos da Criança que foi elaborada em 1989 pelas Nações Unidas.
Pois, ser criança também é um direito!
Já agora, convém lembrar também as seguintes datas:
- 4 DE JUNHO: DIA INTERNACIONAL DAS CRIANÇAS INOCENTES VÍTIMAS DE AGRESSÃO;
- 12 DE JUNHO: DIA MUNDIAL CONTRA O TRABALHO INFANTIL;
- 20 DE NOVEMBRO: DIA UNIVERSAL DA CRIANÇA (UNICEF).
Sem comentários:
Enviar um comentário