terça-feira, agosto 07, 2007

Complexo ferroviário de Barca d’Alva

Foto reportagem



O presente conjunto de 18 imagens retrata alguns trechos do aspecto actual do complexo ferroviário de Barca d’Alva (Figueira de Castelo Rodrigo), parte de uma foto reportagem efectuada em Março de 2006. Do conjunto, sobranceiro ao Rio Douro, conserva-se ainda o edifício da estação, antigas residências, armazém, oficina e antigo posto da Guarda Fiscal. Algumas centenas de metros a Este conserva-se a ponte internacional sobre o Rio Águeda, perto da sua confluência com o Douro.

O troço da Linha do Douro entre o Pocinho e Barca d’Alva foi inaugurado em 9 de Dezembro de 1887. O período de maior tráfego da linha registou-se sobretudo nas primeiras décadas do século XX, quando ali circulou o comboio rápido Porto – Medina del Campo, com ligação a Madrid e Hendaye. Na segunda metade do século, a utilização da linha caiu em declínio, tendo sido um dos últimos troços a abandonar definitivamente o recurso a locomotivas a vapor (1978). O investimento oficial nesta linha foi também notoriamente mais reduzido que noutros eixos ferroviários em Portugal.
A espanhola RENFE suspende, entretanto, a ligação ferroviária no troço Boadilla – Barca d’Alva, retirando à Linha do Douro o seu carácter internacional, em 1 de Janeiro de 1985. A CP tomaria a mesma decisão, no troço português Pocinho – Barca d’Alva, em 1987.

Desde então, o antigo complexo ferroviário internacional de Barca d’Alva mantém a configuração correspondente ao último período de utilização. O conjunto, que oferece actualmente um idílico cenário de ruína, constitui um exemplar único do nosso Património Industrial, e um importante recurso turístico-cultural.



Fotos: Gonçalo Cruz
goncalocruz@mail.pt

Especial agradecimento ao José Antunes e à Sónia Cunha, pela companhia nesta excelente visita.

Informações adicionais: http://pwp.netcabo.pt/0165582701/
http://www.ocomboio.net/pages/linha-do-douro2.html
http://www.douronet.pt/default.asp?id=63&mnu=63

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