A censura criminaliza certas acções de comunicação, ou até a tentativa de exercer essa comunicação. No sentido moderno, a censura consiste em qualquer tentativa de suprimir informação, opiniões e até formas de expressão, como certas facetas da arte.
O propósito da censura está na manutenção do status quo, evitando alterações de pensamento num determinado grupo e a consequente vontade de mudança. Desta forma, a censura é muito comum entre alguns grupos, como certos grupos de interesse e pressão (lobbies), religiões, multinacionais e governos, como forma de manter o poder.
Pode também a censura ser entendida como a supressão de certos pontos de vista e opiniões divergentes. Estes métodos tendem a influenciar e manipular a opinião pública de forma a evitar que outras ideias, que não as predominantes ou dominantes tenham receptividade.
Obrigado Zuza!
2 comentários:
Concordamos com este texto como aliás temos concordado com outros que neste sítio têm sido colocados. Alias temo-lo referido já em outras ocasiões. Mas desculpem lá a franqueza. Pedimos desculpa pela falta do politicamente correcto nada mais. Mas então porque é que ficaram tão incomodados e responderam como responderam à solicitação do Blogue, http://pinhelviva.blogspot.com (Pinhel Nós por Cá) para nos incluírem nos vossos favoritos? Reparem no que dizem relativamente ao conceito de censura, “estes métodos tendem a influenciar e manipular a opinião pública de forma a evitar que outras ideias, que não as predominantes ou dominantes tenham receptividade”.
Pedimos desculpa, mas sejamos coerentes e consequentes. Em que é que ficamos. Então tem razão o Povo que diz, “afinal são como o Frei Tomás ouvimos o que ele diz, não fareis o que ele faz.
Saudações
Os meus sinceros votos de BOAS FESTAS.
Espero que o Pai Natal seja generoso e que distribua muito amor, paz, saúde e carinho.
Mil Beijos ≈©≈♥Ňąd¡®♥≈©≈
Enviar um comentário