terça-feira, maio 08, 2007

Todo o burro come palha, é preciso é saber dar-lha...


Pela Boca Morre o Peixe é o título do livro de João Pombeiro que apresenta uma recolha interessante de frases daquelas figuras públicas para quem é mais fácil prometer que dar.
Pelo que já tive oportunidade de ler, foi estranho concluir que uns comem os figos, a outros rebentam-lhe os lábios, sempre com a lúcida percepção de que guardado está o bocado para quem o há-de comer; e como por vezes o bom julgador por si se julga será caso para dizer segundo lá escolhestes, assim cá vos contentai. Procurando ser lacónico, sem mais demoras ou ditados populares vos deixo então com duas das minhas preferidas:


«Engenheiro José Sócrates, vamos vê-lo, um dia primeiro-ministro?»
«Não! Primeiro, porque não tenho o talento e as qualidades necessárias que um primeiro-ministro deve ter. Segundo, porque ser primeiro-ministro é ter uma vida na dependência mais absoluta de tudo, sem ter tempo para mais nada. É uma vida horrível que eu não desejo. Ministro é o meu limite.»
JOSÉ SÓCRATES, ministro do Ambiente e Ordenamento do Território, DNA, 16 de Setembro de 2000


«Tem esperanças de um dia passar a ser o número um [do PSD]
«Não! Nem pensar! Essa perspectiva está completamente fora do meu horizonte.»
«Por que o diz de forma tão determinada?»
«Porque não tenho qualquer tipo de dúvidas. Tenho noção das minhas qualidades e das minhas limitações.»
MARQUES MENDES, então líder parlamentar do PSD. VIP, 20 de Janeiro de 1999





Humm... Quanta convicção!! Lembrem-se as figuras públicas para quem é mais fácil prometer que dar que mais vale cair em graça do que ser engraçado e atenção caros leitores pois como canta o galo velho, assim cantará o novo.


Saudações

7 comentários:

Mohammed Saeed Al Sahaf disse...

E se a pergunta fosse : «Senhor primeiro-ministro José Sócrates, vamos vê-lo, um dia engenheiro?»

Unknown disse...

eheheh.. de facto como as coisas mudam... quem diria que chegava a engenheiro... quem dira que o marques mendes cresceria tanto... ehehehe
Já agora gostava de saber quem és... fiquei com a pulga atras da orelha.
Larguras

Hugo disse...

A analisar estas respostas destes 2 senhores a conclusão imediata é que são uns mentirosos,o que é verdade, mas se pensarmos mais calmamente chegamos a uma conclusão que me agrada ainda mais.se um falava das suas limitações e outro da falta das qualidades necessárias,então em menos de uma decada, os partidos representados por estes senhores diminuiram ainda mais os requesitos necessários aos seus mais altos representantes.eheh.
quem gosta deles que continue a gostar, que eles de facto representam conjuntamente com santana flopes uma nova etapa da politica nacional:a da anormalidade e da intrujice.
A este ritmo ainda havemos de ter o cristiano ronaldo a presidente, ou primeiro ministro, ou até quem sabe secretario geral da ONU!
saudações bolcheviques

Anónimo disse...

Era engraçado haver calinadas dos Camaradas. Só não podem é ser acerca do futuro, porque é sempre igual ao seu presente e passado. Uma coisa do tipo: "Nunca expulsaremos ninguém do partido"

Mohammed Saeed Al Sahaf disse...

Caro Netwalker

Calinadas dava o João Pinto do FCP, não me parece que as haja aqui.
O que está aqui em causa é a transparência, a credibilidade, a uniformidade e a seriedade dos líderes dos dois partidos que irão partilhar(alternadamente) o governo nas próximas décadas. A (in)competência dos outros para já, não me preocupa. E o termo Camaradas abrange muito mais que um partido politico, não será justo generalizar-se.

Saudações

Ariadne disse...

Estas afirmações do "eng.º" José Sócrates e do Marques Mendes mostram que eles afinal um dia, algures no seu passado, estavam bem conscientes das suas capacidades e das suas limitações...
Mas claro cheirou-lhes ao poder e não conseguiram resistir... Ou então, numa visão muito pessimista, isto só mostra o quanto estamos mal de políticos. Melhor do que isto não há... Será? Que horror... Para uma jovem de 24 anos como eu este é um cenário terrível...

Saudações*

Hugo disse...

O netwalker tem de ver que todos os partidos tem escândalos nas suas autarquias, com uma grande diferença, os do pcp sao por mudarem o presidente de camara, ou por reformarem as pessoas cedo demais, não por andarem no gamanço.
Ainda bem que a zita seabra foi expulsa, pena ter sido tarde demais...