quinta-feira, abril 19, 2007

O NOSSO FUTURO EM CAUSA



A humanidade expandiu-se na Terra durante o último e mais recente período da era quaternária - o Holoceno - em especial após a última glaciação. Quanto ao impacto na natureza, a presença do Homem distingue-se dos outros animais pela capacidade de alterar o espaço à sua volta. O mundo, tal como o conhecemos hoje, é o resultado de milhares de anos de evolução do pensamento do Homo sapiens sapiens.
As alterações do clima são acontecimentos naturais que ocorrem desde sempre. Durante o último século, contudo, as alterações registadas têm sido mais pronunciadas do que em qualquer período registado até ao momento. Uma das conclusões do relatório do IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change) de 1995 indica que estas alterações são resultado de intensas intervenções humanas sobre o meio natural com repercussões no clima e que se reflectem a uma escala regional e global. Este organismo prevê que as temperaturas médias globais aumentem entre 1 e 3.5ºC até 2100 e que o nível médio das águas do mar aumente entre 15 e 95 cm.
Os gases de efeito de estufa emitidos por carros, aviões, fábricas e centrais energéticas estão a alterar o clima da Terra e a contribuir para o aquecimento global.
A concentração destes gases aumentou significativamente nos últimos 200 anos.
A minimização deste problema planetário passa pela concertação de acções internacionais e, em boa medida, por medidas de intervenção florestal.
Apesar de ainda estar por determinar o grau exacto de sensibilidade do clima terrestre às actividades humanas, sabemos que estas contribuem para o aquecimento do planeta.
Todos temos responsabilidade, todos devemos colaborar para que o nosso planeta continue a ser o mais belo, o mais azul da Via Lactea! Cabe-nos a todos ajudar a preservar aquilo que a natureza levou anos e anos a construir!
Por um clima melhor, para uma vida melhor!

1 comentário:

Mohammed Saeed Al Sahaf disse...

Calculo que uma nova era Glaciar seja irreversível. O constante derretimento das calotas polares, está a encher os oceanos de água doce. Se o fluxo de água das correntes marítimas for alterado ou interrompido, todo o hemisfério norte sofrerá um enorme resfriamento e o planeta sofrerá cataclismos climáticos.
Li que uma das soluções para atenuar os efeitos do aquecimento global é a reflorestação.
Infelizmente o desinteresse, o comodismo e a ignorância são características das marionetas fúteis que são a maioria das mentes juvenis e adultas actuais, para eles não adianta fazer nada pois quando acontecer já não serão vivos, mas esquecem-se que os nossos descendentes é que irão sofrer consequências. Interessa pois começar a batalhar já, pois mais importante que a riqueza material, existe algo linear que está intrínseco em qualquer forma de vida: a preservação da espécie.

Grande post.