quarta-feira, dezembro 12, 2007

terça-feira, dezembro 04, 2007

sábado, dezembro 01, 2007

www.gepmi.com

A GEPMI
Composição
Na sua estrutura, esta enciclopédia é formada na base de 6 (seis) temas principais :
Arte
Linguística
que por sua vez se desdobram em 22 (vinte e dois) sub-temas e posteriormente em mais de 200 (duzentas) categorias, de maneira a que a pesquisa seja o mais directa e simples possível. Assim, ao se efectuar uma pesquisa, pode-se realizar por dois modos distintos :
A inscrição directa do termo ou nome pretendido, designada pesquisa simples, ou por apelação ao tema, sub-tema e categoria que se pretende consultar.
Existe ainda uma terceira via que se destina à pesquisa de algo, cuja informação que se possui é insuficiente para se aplicar os dois métodos atrás descritos (como por exemplo, não se conhecer a forma exacta de escrita ou a que categoria possa pertencer). Assim, faz-se a utilização das chamadas palavras-chaves, cuja lista se encontra à disposição dos utilizadores neste site.
Na inovação e concepção desta obra de consulta, destacamos as seguintes vertentes que são comuns a todos os temas:
- Pesquisa por palavras-chaves
- Nas palavras com um ou mais sinónimos, a descrição idêntica em todos eles
- Resultados das consultas apresentados por duas maneiras :Resposta simples e directa ( para graus de estudantes mais básicos)Resposta descritiva ( destinada a graus mais elevados de ensino)
- Possibilidade de impressão e utilização dos textos das respostas descritivas
- Acesso directo aos Links que poderão auxiliar e proporcionar maior informação em determinados temas
- Apresentação em documentos PDF de informação complementar como:Descrição dos acontecimentos mais relevantes para todos os dias do ano, com apresentação cronológica
- Conjugação de mais de 4.000 (quatro mil verbos) em todas as pessoas e tempos
- Descrição e informação das principais empresas por freguesia (seis em cada)
- Tabelas e gráficos
- Árvores geneológicas
- Filmes de monumentos e locais
- Visitas guiadas a locais, museus e outros recintos
- Emissão sonora dos hinos dos países, clubes e colectividades
- Emissão sonora dos sons emitidos pelos animais
- Possibilidade de efectuar Bookmarks nas palavras, nomes ou termos para uma utilização posterior
- Possibilidade de efectuar Anotações nas palavras, nomes ou termos, ficando guardadas para referência ou utilização posterior
- Tradução simultânea em 5 (cinco) línguas das palavras e termos Alemão Espanhol Francês Inglês Italiano
- Descrição de palavras ou expressões em latim, inglês, francês e italiano
- Descrição de palavras que actualmente estão em desuso mas que ainda se encontram com relativa facilidade em documentos e obras de antigos e prestigiados autores portugueses
- Interactividade permanente, possibilitando o pedido de informações complementares sobre algum tema ou rectificação de alguma informação mal escrita ou descrita
- Possibilidade de actualização permanente (via internet)
- Capacidade de optar pela utilização de diversas músicas ambientes, mediante o gosto pessoal do utilizador
Vem registar-te em http://www.gepmi.com/
Dá luz ao teu conhecimento e vem descobrir uma obra sui generis...

segunda-feira, novembro 26, 2007

quinta-feira, novembro 22, 2007

quarta-feira, novembro 21, 2007

segunda-feira, novembro 19, 2007

AMIGOS

Putin foi a Cuba e ficou impressionado com o número de pessoas usando sapatos furados, rasgados em cima, etc.
Perguntou então a Fidel a razão disso. Afinal, já se passaram 40 anos de 'melhoras' e as pessoas ainda estavam com sapatos rasgados e maltratados nos pés?
Fidel, indignado, respondeu com uma pergunta :
- E na Rússia, não é a mesma coisa? Vai me dizer que lá todo mundo tem sapato novo?
Putin disse a Fidel que fosse a Rússia para conferir. Se ele encontrasse um cidadão qualquer com sapatos furados, tinha a permissão para matar essa pessoa.
Fidel tomou um avião e se mandou para Moscovo.
Quando desembarcou, a primeira pessoa que viu estava com sapatos rasgados, furados que pareciam ter pertencido ao seu avô. Não titubeou. Tirou a pistola e matou o sujeito. Afinal tinha permissão de seu colega Putin para fazer isso.
No dia seguinte os jornais anunciaram:
«BARBUDO MALUCO, MATA O EMBAIXADOR DE CUBA NO AEROPORTO DE MOSCOVO».

sexta-feira, novembro 16, 2007

EXPO ROOTS II





Curiosidades

A ignorância pode ser uma falta de conhecimento, sabedoria e instrução sobre determinado tema, ou mesmo crença em falsidades; ou ainda de uma forma não coloquial pode significar uma forma rude de tratar as pessoas e/ou coisas. Em situação em contrapartida o ignorante estabelece critérios que desclassifiquem o conselho alheio, em prol da sua falta de conhecimento, busca estabelecer ideias falsas sobre si mesmo e o mundo que o cerca de forma errónea, que desagrade aqueles que o cercam.

quarta-feira, novembro 14, 2007

El Rey

Las hostilidades existen. No hay parpadeo al hecho que nuestro pueblo, nuestro territorio y nuestros intereses están en grave peligro. Con confianza en nuestras fuerzas armadas - con la irrestricta determinación de nuestro pueblo - nosotras lograremos el inevitable triunfo por Dios ayúdanos.

terça-feira, novembro 13, 2007

A Política

ANTES DA POSSE

O nosso partido cumpre o que promete.
Só os tolos podem crer que
não lutaremos contra a corrupção.
Porque, se há algo certo para nós, é que
a honestidade e a transparência são fundamentais.
para alcançar nossos ideais
Mostraremos que é grande estupidez crer que
as máfias continuarão no governo, como sempre.
Asseguramos sem dúvida que
a justiça social será o alvo de nossa acção.
Apesar disso, há idiotas que imaginam que
se possa governar com as manchas da velha política.
Quando assumirmos o poder, faremos tudo para que
se termine com os marajás e as negociatas.
Não permitiremos de nenhum modo que
nossas crianças morram de fome.
Cumpriremos nossos propósitos mesmo que
os recursos económicos do país se esgotem.
Exerceremos o poder até que
Compreendam que
Somos a nova política.


DEPOIS DA POSSE

Basta ler o mesmo texto acima, DE BAIXO PARA CIMA

sexta-feira, novembro 09, 2007

No Bar A Fábrica

Um sujeito entra no Bar A Fábrica e pede um fino.
O Tá serve um fino perfeito e pergunta:

- Qual o teu QI?

O homem responde "150", então o Tá inicia uma conversa falando dos factores do aquecimento global, da espiritualidade, da interdependência ambiental, de nanotecnologia, de sexo, do blog da Fábrica e por aí foi...

O cliente ficou impressionado, e resolveu testar o Tá. Saiu, disfarçou-se com barba e bigode e retornou ao balcão pedindo outro fino. Novamente o Tá serve um fino perfeito, e pergunta:

- Qual seu QI?

O homem disfarçado responde:

- Deve ser uns 100...

Imediatamente o Tá começa a falar, agora sobre futebol, automóveis, comidas favoritas, restaurantes e outros assuntos semelhantes.O homem ficou abismado! Mas ao sair do bar, resolve fazer mais um teste.

Volta novamente com outro disfarce e pede outro fino. Novamente a bebida sai perfeita, e o Tá volta a perguntar:

- Qual o seu QI?

O homem disfarça:

- Por aí 50, eu acho!

Então o Tá inclina-se no balcão e diz, bem pausado:

- Então camarada, vamos votar Sócrates de novo?

quarta-feira, novembro 07, 2007

segunda-feira, novembro 05, 2007

só fui tomar café...

04H00 - após ter encerrado a "fábrica"

quarta-feira, outubro 31, 2007

A CERVEJA FAZ-LHE BEM. NÃO É SÓ O VINHO.

· Já muitos estudo realizados mostraram que tanto a cerveja, como o vinho ou as bebidas espirituosas evidenciam um grande efeito protector contra as doenças cardiovasculares. Contudo, esses estudos não conseguem mostrar um claro “vencedor” porque o efeito protector é dado pelo álcool.

· Este efeito benéfico do álcool é evidenciado nos estudos realizados em muitos e diversos países, com diferentes culturas e hábitos de consumo de bebidas, o que confirma que, de facto, é o álcool que tem efeitos protectores, não sendo possível a nenhum tipo de bebidas, individualmente, reclamar o monopólio de acções protectoras face às doenças cardiovasculares.

· Na Alemanha, por exemplo, onde a cerveja é a bebida favorita, diversos estudos demonstram o efeito benéfico do consumo das bebidas alcoólicas. O Professor Hoffmeister calculou que se os bebedores europeus de cerveja deixassem de beber haveria um aumento das doenças cardiovasculares, uma diminuição na esperança de vida de cerca de 2 anos e uma diminuição do bem estar geral.

terça-feira, outubro 30, 2007

domingo, outubro 28, 2007

A MAIOR ESTRELA PORNOGRÁFICA DO MUNDO

Aparecer numa capa dos Nirvana pode ser uma experiência traumatizante. Que o diga o jovem Spencer Elden, o famoso bebé da capa de "Nevermind", hoje com 17 anos. O rapaz diz que é um pouco estranho pensar que mais de 9 milhões de pessoas têm uma fotografia sua sem roupa. «Sim, é um bocado assustador saber que tanta gente me viu nu. Sinto-me a maior estrela pornográfica do mundo».

sexta-feira, outubro 26, 2007

1º Encontro Motard em Lameiras

Caros Cervejeiros

Fazemos parte do concelho que provavelmente mais "notoriamente embriagados" produz nos dias que findam a semana, e somos decerto responsáveis pelo tão elevado consumo de bebidas que nos levitam a alma.
Alcoólicos chamar-nos-ão alguns, eu prefiro apelidar-nos de dementes bem dispostos, pois o único problema são as alterações de consciência que nos levam a uma alienação momentânea da personalidade e para que tal aconteça com frequência basta-nos uma simples e aceitável desculpa: um convívio, pois onde quer que o haja, nós gostamos de estar e participar convenientemente.
E foi o que se registou no passado fim de semana durante o 1º encontro motard na freguesia das Lameiras onde perante um espaço muito bem organizado e apelativo, contagiante foi a boa disposição e hospitalidade dos locais.
Entre a casa do povo e o forno comunitário a cerveja jorrava tão compulsivamente que se tornou necessário andar com dois ou mais copos na mão, de forma a que nada se estragasse. Não admira pois, que no dia seguinte a cerveja se esgotasse momentaneamente, sendo necessária a reposição de barris. A Organização não facilitou e continuou a proporcionar aos seus visitantes a tão concorrida e espumosa imperial.
Na totalidade, palpito que se tivessem consumido cerca de 1200 litros de cerveja, o que a juntar a um porco no espeto, a um caldo verde, a um arroz de cenoura, a uma feijoada e ao vinho de várias adegas locais deixará todos aqueles que não visitaram as Lameiras com a pulga atrás da orelha.
Prestando homenagem à Organização, o Grupo Motard das Lameiras, deixo-vos com relatos fotográficos do tão badalado encontro, desejando sinceramente que para o ano haja mais.

Saudações

quarta-feira, outubro 24, 2007

terça-feira, outubro 23, 2007

terça-feira, outubro 09, 2007

PRETO & BRANCO



Olho em frente e vejo-me.
Tenho o cabelo solto e os olhos vagos.
O coração leve.
As mãos estendidas a agarrarem uma fotografia a PRETO & BRANCO.
As fotografias a PRETO & BRANCO captam bem os estados da alma.
Robam as cores do futuro e pincelam as feições de uma soturnidade bela.
Gosto de ser eu dentro de ti.
Assim,simples e cru.
Complicadamente inevitável.
Inevitavelmente a PRETO & BRANCO.
Fairy_morgaine

Fotos By:
Nelson Santos

quinta-feira, outubro 04, 2007

Cada um entra por onde quer...

Entrada de uma exposição na Holanda


sexta-feira, setembro 07, 2007

Homem quer ter 100 filhos...

Um homem de 60 anos, dos Emirados Árabes Unidos, quer ter 100 filhos até 2015. De acordo com o jornal Emirates Today, Daad Abdul Rahman já foi pai por 78 vezes e já teve 15 mulheres diferentes, divorciando-se com regularidades para se manter no limite legal de quatro esposas em simultâneo.«Em 2015 vou ter 68 anos de idade e 100 filhos. Depois disso, vou parar de casar. Eu tenho que me casar pelo menos mais três vezes para chegar à centena [de filhos]», disse Rahman.Neste momento, o seu filho mais velho tem 36 anos e o mais novo 20, mas, brevemente, a família vai crescer, já que duas das três mulheres que o homem tem actualmente estão grávidas e o número de filhos irá atingir os 80, ficando perto da meta pretendida.
Rahaman explicou que a família vive em 15 casas diferentes e que sustenta a família com uma pensão militar e com a ajuda do estado.
In Portugal diário.
Imaginem o pai levar os filhos ao cinema... Será melhor alugar uma sala...

terça-feira, setembro 04, 2007

quinta-feira, agosto 30, 2007

terça-feira, agosto 21, 2007

In the court of beer king

Dando continuidade ao projecto deste bar na divulgação de diferentes bandas e estilos musicais, teremos na próxima quarta feira uma noite dedicada ao rock sinfónico e progressivo dos anos 70. Tratam-se de sub-géneros do rock, que unem o mesmo à música clássica, ao jazz e à fusion, incorporados com muito psicadelismo e muito experimentalismo. Estes sub-géneros tiveram a sua origem na Europa e atingiram o seu ápice criativo nos anos 70, quando bandas como Pink Floyd, Camel, Yes, Gentle Giant, King Crimson, The Who e compositores como Emerson, Lake & Palmer e Allan Parsons imortalizaram o seu nome na história da música. Será certamente uma noite diferente, na qual convido os mais velhos a relembrar e os mais novos a conhecer.

segunda-feira, agosto 13, 2007

sexta-feira, agosto 10, 2007

quinta-feira, agosto 09, 2007

.gw - global web: o novo nome de domínio


.gw: Novo Dominio de Topo Mundial


IT & Media Corp., agente exclusivo de registo

A IT & Media, Corp., empresa norte-americana com sede europeia em Lisboa, adquiriu recentemente os direitos sobre o domínio da Guiné-Bissau (ccTLD) .gw. Depois de negociações com o governo daquele país, a IT & Media transformou o código nacional da Guiné-Bissau no domínio Global Web (.gw). Actualmente a IT & Media é, a nível mundial, o único agente de venda e promoção de nomes sob este domínio .
O nome de domínio .gw – global web é concorrente directo ao .com, que conta já com mais de 60 milhões de nomes. Os melhores nomes de domínio já não se encontram disponíveis sob o .com, mas recorrendo ao .gw qualquer nome desejado poderá ser registado.
Um bom nome de registo é um grande aliado económico para qualquer empresa. É uma ferramenta que permite destacar qualquer negócio dos demais no mercado. A IT & Media ambiciona que o futuro de todas as empresas passe pela web. O lançamento do domínio .gw é um passo crucial nesse sentido.
Em Outubro de 2007 a IT & Media irá iniciar o Sunrise Period – período de introdução – dos nomes de domínio .gw – global web. Durante esse período apenas empresas e marcas poderão registar os seus nomes.

Para mais informações, por favor contacte:

It & Media Corp.
Paulo Alexandre de Sousa
pas@itmedia.gw

http://register.gw/
http://uni-itmedia.gw/
http://itmedia.gw/





terça-feira, agosto 07, 2007

Complexo ferroviário de Barca d’Alva

Foto reportagem



O presente conjunto de 18 imagens retrata alguns trechos do aspecto actual do complexo ferroviário de Barca d’Alva (Figueira de Castelo Rodrigo), parte de uma foto reportagem efectuada em Março de 2006. Do conjunto, sobranceiro ao Rio Douro, conserva-se ainda o edifício da estação, antigas residências, armazém, oficina e antigo posto da Guarda Fiscal. Algumas centenas de metros a Este conserva-se a ponte internacional sobre o Rio Águeda, perto da sua confluência com o Douro.

O troço da Linha do Douro entre o Pocinho e Barca d’Alva foi inaugurado em 9 de Dezembro de 1887. O período de maior tráfego da linha registou-se sobretudo nas primeiras décadas do século XX, quando ali circulou o comboio rápido Porto – Medina del Campo, com ligação a Madrid e Hendaye. Na segunda metade do século, a utilização da linha caiu em declínio, tendo sido um dos últimos troços a abandonar definitivamente o recurso a locomotivas a vapor (1978). O investimento oficial nesta linha foi também notoriamente mais reduzido que noutros eixos ferroviários em Portugal.
A espanhola RENFE suspende, entretanto, a ligação ferroviária no troço Boadilla – Barca d’Alva, retirando à Linha do Douro o seu carácter internacional, em 1 de Janeiro de 1985. A CP tomaria a mesma decisão, no troço português Pocinho – Barca d’Alva, em 1987.

Desde então, o antigo complexo ferroviário internacional de Barca d’Alva mantém a configuração correspondente ao último período de utilização. O conjunto, que oferece actualmente um idílico cenário de ruína, constitui um exemplar único do nosso Património Industrial, e um importante recurso turístico-cultural.



Fotos: Gonçalo Cruz
goncalocruz@mail.pt

Especial agradecimento ao José Antunes e à Sónia Cunha, pela companhia nesta excelente visita.

Informações adicionais: http://pwp.netcabo.pt/0165582701/
http://www.ocomboio.net/pages/linha-do-douro2.html
http://www.douronet.pt/default.asp?id=63&mnu=63

terça-feira, julho 17, 2007

The Colors of the Earth...


By Paula Alexandra Saraiva

quarta-feira, maio 30, 2007

ORIGAMI MODULAR


Origami é uma arte milenar japonesa. É, de forma simples, a arte de dobrar papel. O termo Origami deriva de duas palavras japonesas: "oru" (dobrar) e "kami" (papel).

Tudo começa com uma folha de papel e, sem dar por isso, já estamos num domínio tridimensional, ordenando o espaço com formas geométricas, criando estruturas frágeis como cristais de gelo e que, como estes, terão um tempo de vida efémero.

Enquanto que no origami tradicional se utiliza uma folha de papel singular para, através de dobragens sucessivas, criar uma determinada forma, no origami modular utilizam-se várias folhas de papel, para construir diferentes módulos ou unidades modulares que, depois de encaixados, determinam a forma final do modelo.

DESDE QUE NÃO SE CORTE NEM SE COLE... A IMAGINAÇÃO É O ÚNICO LIMITE!
Lara Lobão

segunda-feira, maio 28, 2007

1 DE JUNHO: DIA INTERNACIONAL DA CRIANÇA




INÍCIO: Em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres, propôs às Nações Unidas que se comemorasse um dia dedicado a todas as crianças do Mundo.
Os Estados Membros das Nações Unidas, - ONU - reconhecendo que as crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social, necessitam de cuidados e atenções especiais, precisam de ser compreendidas, preparadas e educadas de modo a terem possibilidades de usufruir de um futuro condigno e risonho, propuseram o Dia 1 de Junho, como Dia Mundial da Criança.
MOTIVO: Após a 2ª Grande Guerra Mundial, as crianças de todo o Mundo enfrentavam grandes dificuldades, a alimentação era deficiente, os cuidados médicos eram escassos. Os pais não tinham dinheiro, viviam com muitas dificuldades, retiravam os filhos da Escola e punham-nos a trabalhar de sol a sol. Mais de metade das crianças Europeias não sabia ler nem escrever e vivia sem as merecidas condições de vida.
Todas as crinaças têm direitos! Todas merecem ser crianças e ter os seus direitos salvaguardados! Com esta finalidade surgiu a Convenção sobre os Direitos da Criança que foi elaborada em 1989 pelas Nações Unidas.
Pois, ser criança também é um direito!
Já agora, convém lembrar também as seguintes datas:
- 4 DE JUNHO: DIA INTERNACIONAL DAS CRIANÇAS INOCENTES VÍTIMAS DE AGRESSÃO;
- 12 DE JUNHO: DIA MUNDIAL CONTRA O TRABALHO INFANTIL;
- 20 DE NOVEMBRO: DIA UNIVERSAL DA CRIANÇA (UNICEF).

quinta-feira, maio 24, 2007

domingo, maio 13, 2007

Algo com tantos anos que se bebe em poucos minutos...


Há mais de 10000 anos, o homem primitivo conheceu o fenômeno da fermentação e obteve, em pequena escala, as primeiras bebidas alcoólicas. Está comprovado que, há 5000 anos, os sumérios e os assírios produziam, a partir de cereais, uma bebida fermentada, utilizando o processo de malteação de grãos, tal como é feito agora. Os hieróglifos e baixos-relevos com mais de 4000 anos mostram que a civilização egípcia também conhecia a cerveja e a produzia em diferentes versões, como a Cerveja dos Notáveis e a Cerveja de Tebas. Na Antigüidade , a presença da cerveja na Europa Central pode ter sido resultado da evolução local dos métodos de preparação primitivos ou pelo conhecimento trazido do norte da África e Península Ibérica para a Gália e a Germânia. Por muitos séculos a cerveja consumida era preparada de forma caseira. Durante a Idade Média, a produção em maior escala começou a ser difundida na Europa pelas abadias e conventos cristãos. No ano de 820 da nossa era já existiam três cervejarias e uma maltaria na abadia de St. Gall, na Suíça. Foram, talvez, parte do primeiro complexo industrial desse porte. Também durante a Idade Média a cerveja começou a ganhar novas características, com a adição de ervas amargas e aromáticas, raízes, flores e frutas silvestres. Por volta de 1070 D.C., a abadessa - depois canonizada - Sta. Hildegard apresentou pela primeira vez as vantagens da utilização da flor de lúpulo no preparo da cerveja. Depois dessa época, a adição do lúpulo disseminou-se, eliminando progressivamente a utilização de outros elementos vegetais. O lúpulo emprestou à cerveja um agradável aroma e um estimulante sabor característico, dando-lhe as características que apresenta até hoje e melhorando a sua conservação. Esses métodos de produção permaneceram até o século dezenove, quando novas descobertas científicas começaram a ser aplicadas. Em 1859, Pasteur identificou os agentes causadores da fermentação, mostrando que ela se dava pela ação das leveduras de cerveja. Com base nesses estudos, pouco tempo depois, o processo começou a ser utilizado na produção de cerveja, permitindo a manutenção de sua qualidade por períodos mais longos. Em 1883 o cientista dinamarquês Emil Christian Hansen isolou as primeiras culturas puras de levedura, iniciando sua utilização de maneira controlada. Esse procedimento conferiu à cerveja muito maior constância de sabor e qualidade. Todos esses avanços, aliados ao início da produção industrial do frio, lançaram as bases para o desenvolvimento da indústria cervejeira moderna.

terça-feira, maio 08, 2007

Todo o burro come palha, é preciso é saber dar-lha...


Pela Boca Morre o Peixe é o título do livro de João Pombeiro que apresenta uma recolha interessante de frases daquelas figuras públicas para quem é mais fácil prometer que dar.
Pelo que já tive oportunidade de ler, foi estranho concluir que uns comem os figos, a outros rebentam-lhe os lábios, sempre com a lúcida percepção de que guardado está o bocado para quem o há-de comer; e como por vezes o bom julgador por si se julga será caso para dizer segundo lá escolhestes, assim cá vos contentai. Procurando ser lacónico, sem mais demoras ou ditados populares vos deixo então com duas das minhas preferidas:


«Engenheiro José Sócrates, vamos vê-lo, um dia primeiro-ministro?»
«Não! Primeiro, porque não tenho o talento e as qualidades necessárias que um primeiro-ministro deve ter. Segundo, porque ser primeiro-ministro é ter uma vida na dependência mais absoluta de tudo, sem ter tempo para mais nada. É uma vida horrível que eu não desejo. Ministro é o meu limite.»
JOSÉ SÓCRATES, ministro do Ambiente e Ordenamento do Território, DNA, 16 de Setembro de 2000


«Tem esperanças de um dia passar a ser o número um [do PSD]
«Não! Nem pensar! Essa perspectiva está completamente fora do meu horizonte.»
«Por que o diz de forma tão determinada?»
«Porque não tenho qualquer tipo de dúvidas. Tenho noção das minhas qualidades e das minhas limitações.»
MARQUES MENDES, então líder parlamentar do PSD. VIP, 20 de Janeiro de 1999





Humm... Quanta convicção!! Lembrem-se as figuras públicas para quem é mais fácil prometer que dar que mais vale cair em graça do que ser engraçado e atenção caros leitores pois como canta o galo velho, assim cantará o novo.


Saudações

terça-feira, maio 01, 2007

As maravilhas do Photoshop...

Descubram as diferenças