
No entanto, quase no terminus da conferência, nenhuma data tinha sido fixada para celebrar o dia da mulher.
Uma das datas propostas foi o dia 8 de Março, em homenagem às 130 mulheres que, em 1857 morreram numa fábrica de tecidos na cidade de Nova Iorque.
As operárias dessa mesma fábrica, haviam ocupado a fábrica, reivindicando melhores condições de trabalho (tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas - as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário -, equiparação de salários com os homens - as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho).
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 operárias morreram carbonizadas, num acto de total falta de humanidade.
A data ficaria marcada para sempre, como a primeira luta feminista pela igualdade de direitos laboriais, com final trágico.
No entanto, no final da conferência de 1910, nenhuma data ficou devidamente definida e em 1911, a Áustria, a Dinamarca, a Alemanha e a Suíça celebraram o dia da Mulher, no dia 19 de Março, enquanto que os movimentos feministas dos EUA homenageavam a mulher no último domingo de Fevereiro.
O marco do "Dia Internacional da Mulher" no dia 08 de Março aconteceu em 1917, ano em que a Rússia viveu a revolução bolchevique e saiu oficialmente da 1ª Guerra Mundial. Neste ano, em que o país estava destroçado e tinha pelo menos dois milhões de soldados mortos na guerra, as mulheres novamente optaram por celebrar seu dia, no último domingo de Fevereiro, e aproveitaram para protestar pelo direito de voto e pela paz (o que conseguiram).
A vitória do movimento feminista na Rússia ficou marcada na História e passou a ser referência no mundo inteiro. O dia em questão foi o dia 23 de Fevereiro. Na época, a Rússia usava um calendário diferente do ocidental, que vivia neste dia o seu 8 de Março! Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade actual.
A luta continua para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, horários de trabalho excessivos e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para conquistar!

















Agora podemos comparar o tamanho do Sol com os planetas do sistemas solar...

