quarta-feira, maio 30, 2007

ORIGAMI MODULAR


Origami é uma arte milenar japonesa. É, de forma simples, a arte de dobrar papel. O termo Origami deriva de duas palavras japonesas: "oru" (dobrar) e "kami" (papel).

Tudo começa com uma folha de papel e, sem dar por isso, já estamos num domínio tridimensional, ordenando o espaço com formas geométricas, criando estruturas frágeis como cristais de gelo e que, como estes, terão um tempo de vida efémero.

Enquanto que no origami tradicional se utiliza uma folha de papel singular para, através de dobragens sucessivas, criar uma determinada forma, no origami modular utilizam-se várias folhas de papel, para construir diferentes módulos ou unidades modulares que, depois de encaixados, determinam a forma final do modelo.

DESDE QUE NÃO SE CORTE NEM SE COLE... A IMAGINAÇÃO É O ÚNICO LIMITE!
Lara Lobão

segunda-feira, maio 28, 2007

1 DE JUNHO: DIA INTERNACIONAL DA CRIANÇA




INÍCIO: Em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres, propôs às Nações Unidas que se comemorasse um dia dedicado a todas as crianças do Mundo.
Os Estados Membros das Nações Unidas, - ONU - reconhecendo que as crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social, necessitam de cuidados e atenções especiais, precisam de ser compreendidas, preparadas e educadas de modo a terem possibilidades de usufruir de um futuro condigno e risonho, propuseram o Dia 1 de Junho, como Dia Mundial da Criança.
MOTIVO: Após a 2ª Grande Guerra Mundial, as crianças de todo o Mundo enfrentavam grandes dificuldades, a alimentação era deficiente, os cuidados médicos eram escassos. Os pais não tinham dinheiro, viviam com muitas dificuldades, retiravam os filhos da Escola e punham-nos a trabalhar de sol a sol. Mais de metade das crianças Europeias não sabia ler nem escrever e vivia sem as merecidas condições de vida.
Todas as crinaças têm direitos! Todas merecem ser crianças e ter os seus direitos salvaguardados! Com esta finalidade surgiu a Convenção sobre os Direitos da Criança que foi elaborada em 1989 pelas Nações Unidas.
Pois, ser criança também é um direito!
Já agora, convém lembrar também as seguintes datas:
- 4 DE JUNHO: DIA INTERNACIONAL DAS CRIANÇAS INOCENTES VÍTIMAS DE AGRESSÃO;
- 12 DE JUNHO: DIA MUNDIAL CONTRA O TRABALHO INFANTIL;
- 20 DE NOVEMBRO: DIA UNIVERSAL DA CRIANÇA (UNICEF).

quinta-feira, maio 24, 2007

domingo, maio 13, 2007

Algo com tantos anos que se bebe em poucos minutos...


Há mais de 10000 anos, o homem primitivo conheceu o fenômeno da fermentação e obteve, em pequena escala, as primeiras bebidas alcoólicas. Está comprovado que, há 5000 anos, os sumérios e os assírios produziam, a partir de cereais, uma bebida fermentada, utilizando o processo de malteação de grãos, tal como é feito agora. Os hieróglifos e baixos-relevos com mais de 4000 anos mostram que a civilização egípcia também conhecia a cerveja e a produzia em diferentes versões, como a Cerveja dos Notáveis e a Cerveja de Tebas. Na Antigüidade , a presença da cerveja na Europa Central pode ter sido resultado da evolução local dos métodos de preparação primitivos ou pelo conhecimento trazido do norte da África e Península Ibérica para a Gália e a Germânia. Por muitos séculos a cerveja consumida era preparada de forma caseira. Durante a Idade Média, a produção em maior escala começou a ser difundida na Europa pelas abadias e conventos cristãos. No ano de 820 da nossa era já existiam três cervejarias e uma maltaria na abadia de St. Gall, na Suíça. Foram, talvez, parte do primeiro complexo industrial desse porte. Também durante a Idade Média a cerveja começou a ganhar novas características, com a adição de ervas amargas e aromáticas, raízes, flores e frutas silvestres. Por volta de 1070 D.C., a abadessa - depois canonizada - Sta. Hildegard apresentou pela primeira vez as vantagens da utilização da flor de lúpulo no preparo da cerveja. Depois dessa época, a adição do lúpulo disseminou-se, eliminando progressivamente a utilização de outros elementos vegetais. O lúpulo emprestou à cerveja um agradável aroma e um estimulante sabor característico, dando-lhe as características que apresenta até hoje e melhorando a sua conservação. Esses métodos de produção permaneceram até o século dezenove, quando novas descobertas científicas começaram a ser aplicadas. Em 1859, Pasteur identificou os agentes causadores da fermentação, mostrando que ela se dava pela ação das leveduras de cerveja. Com base nesses estudos, pouco tempo depois, o processo começou a ser utilizado na produção de cerveja, permitindo a manutenção de sua qualidade por períodos mais longos. Em 1883 o cientista dinamarquês Emil Christian Hansen isolou as primeiras culturas puras de levedura, iniciando sua utilização de maneira controlada. Esse procedimento conferiu à cerveja muito maior constância de sabor e qualidade. Todos esses avanços, aliados ao início da produção industrial do frio, lançaram as bases para o desenvolvimento da indústria cervejeira moderna.

terça-feira, maio 08, 2007

Todo o burro come palha, é preciso é saber dar-lha...


Pela Boca Morre o Peixe é o título do livro de João Pombeiro que apresenta uma recolha interessante de frases daquelas figuras públicas para quem é mais fácil prometer que dar.
Pelo que já tive oportunidade de ler, foi estranho concluir que uns comem os figos, a outros rebentam-lhe os lábios, sempre com a lúcida percepção de que guardado está o bocado para quem o há-de comer; e como por vezes o bom julgador por si se julga será caso para dizer segundo lá escolhestes, assim cá vos contentai. Procurando ser lacónico, sem mais demoras ou ditados populares vos deixo então com duas das minhas preferidas:


«Engenheiro José Sócrates, vamos vê-lo, um dia primeiro-ministro?»
«Não! Primeiro, porque não tenho o talento e as qualidades necessárias que um primeiro-ministro deve ter. Segundo, porque ser primeiro-ministro é ter uma vida na dependência mais absoluta de tudo, sem ter tempo para mais nada. É uma vida horrível que eu não desejo. Ministro é o meu limite.»
JOSÉ SÓCRATES, ministro do Ambiente e Ordenamento do Território, DNA, 16 de Setembro de 2000


«Tem esperanças de um dia passar a ser o número um [do PSD]
«Não! Nem pensar! Essa perspectiva está completamente fora do meu horizonte.»
«Por que o diz de forma tão determinada?»
«Porque não tenho qualquer tipo de dúvidas. Tenho noção das minhas qualidades e das minhas limitações.»
MARQUES MENDES, então líder parlamentar do PSD. VIP, 20 de Janeiro de 1999





Humm... Quanta convicção!! Lembrem-se as figuras públicas para quem é mais fácil prometer que dar que mais vale cair em graça do que ser engraçado e atenção caros leitores pois como canta o galo velho, assim cantará o novo.


Saudações

terça-feira, maio 01, 2007

As maravilhas do Photoshop...

Descubram as diferenças